segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ALMANAQUE TEMÁTICO - CHICO BENTO - ESCOLA - PARTE 2


Olá, pessoal! Esta postagem mostra mais histórias do ALMANAQUE TEMÁTICO n° 25, CHICO BENTO - ESCOLA, publicado em Janeiro de 2013 pela Panini Comics com o preço de R$ 6,50 (seis reais e cinquenta centavos) na capa.


Dando sequência, a partir da página 30 temos:

EXCURSÃO INESQUECÍVEL - toda a turminha da escola vai a um passeio organizado pela Dona Marocas. A caminho de um clube campestre, Chico tem uma dor de barriga. Todos estão felizes com aquele dia diferenciado, menos ele, que passa toda a longa HQ tentando ir ao banheiro e não consegue. 


As situações são engraçadas e dá até uma certa comoção em ver o personagem fazendo de tudo para se aliviar e não conseguir. Imagine você, com uma dor de barriga daquelas, ter que caminhar um tanto para chegar ao local porque a professora achou que seria melhor irem parte do trajeto a pé. Depois, chegando lá, ver uma fila imensa do único banheiro existente e não poder esperar. Daí você vai e um matinho e, quando pensa que vai conseguir dar aquela cagada, tem duas meninas fofocando segredinhos lá. Então ele vê um pequeno rio e resolve fazer ali mesmo, na beirada, mas tem um pessoal pescando e se divertindo lá. Fora as atividades que vão acontecendo e exigem a atenção dele.

Chico só consegue sair dessa situação quando o ônibus faz uma parada de volta pra casa, em um lugar qualquer. 

Pra terminar, no dia seguinte, a Dona Marocas pede para que os alunos desenhem o que mais gostaram no passeio. Chico Bento desenha um vaso sanitário.

A única referência que encontrei dessa HQ foi na página de revistas da turma da Mônica que é organizada pelo Paulo Back. Parece que ela abriu a revista Chico Bento n° 152, de novembro de 1992 (Editora Globo). (capa)


O XIS DA QUESTÃO é uma HQ curtinha e bem humorada. Chico estuda uma equação para encontrar o valor de X. Zé Lelé aparece e o chama para ir brincar, mas ele diz que primeiro precisa resolver aquele dever e pede ajuda para que o amigo lhe ache o valor de X. 

Zé Lelé, lesado que só, sai por aí, em busca de encontrar o valor de X. Ele passa em uma mercearia e pergunta se tem X. O dono, não entendendo muita coisa, diz que não e pede para que ele vá a uma livraria. Lá, o vendedor também não entende o que seria esse X e, pensando se referir a um lanche, pede para que ele vá a uma lanchonete. Na lanchonete, o cara diz que tem vários X diferentes e precisa saber qual é, se é pra comer lá ou para viagem, pois o valor é diferente. Confuso, ele volta para a casa do Chico, que lhe responde que conseguiu terminar o dever com a ajuda da mãe. 

Eles vão pescar. No caminho, pra puxar assunto, Chico pergunta se peixe é com X ou CH. Zé Lelé bate nele e termina a historinha chamando-o de chato. A palavra é mostrada com CH e com X, como uma brincadeira ao leitor.

Após certa procura, vi que essa HQ é da revista do Chico Bento n° 83. O Guia dos Quadrinhos informa que ela é de Março de 1990, publicada pela Editora Globo, porém, não tem capa lá. A capa, mais uma vez, está no site do Paulo Back. (capa)


MANIA DE CHICLETE mostra Chico e Rosinha namorando, mas ele fica o tempo todo mascando chiclete e acaba irritando ela. Os dois vão à escola e lá ele se mete em uma aposta com um outro aluno, para ver quem faz a maior bola de chiclete. A história é divertida e me faz lembrar de quando alguns amigos de classe faziam isso na aula, o que irritava a professora. Para ganhar o desafio, Chico faz um bola tão grande que, quando ela estoura, todos acabam lambrecados.

Assim como em "Excursão Inesqucível", a única fonte que cita essa HQ é o site do Paulo Back. Ela foi abertura da revista Chico Bento n° 98, de Outubro de 1990 (Editora Globo). apesar dos traços serem típicos da época, não achei que ela tivesse sido a primeira trama de alguma revista, sendo que é curta e simples. (capa)


FOBIA REDONDA - Chico encontra alguns amigos ao longo da história e fica revoltado sem que eles entendam nada. Na verdade, em cada situação, algo em forma de círculo vem à tona. 

O Zé da Roça o chama pra bater uma bolinha, a Rosinha quer namorar à beira do rio e atirar pedrinhas na água para formarem aquele círculo, um vizinho pele ajuda para consertar uma roda e ele senta a roda na cabeça dele (tenho dúvidas se seria publicável hoje em dia por este momento de violência). 

No fim, os amiguinhos querem uma satisfação da mãe dele. Ela explica que ele fica assim, uma vez por mês, quando pega o boletim da escola e o vê cheio de zeros.

Não encontrei nenhuma outra revista onde essa HQ foi publicada.


A FORÇA DA MENTE é uma HQ que mostra um sábio lendo os pensamentos do Chico. A caminho da escola, ele usa a força de sua mente e vai fazendo várias coisas legais como salvar um gatinho preso em cima da árvore, paquerar uma menina, ajudar um senhor que ia se machucar ao atravessar a ponte improvisada de madeira que ia se quebrar. 

É uma produção bem simples, com poucas palavras e traços típicos de conteúdo de miolo. Não tem nada de muito interessante. Mas também não chega a ser chata.

Curiosamente, o Guia dos Quadrinhos aponta uma revista antiga do Cascão n° 5, de outubro de 1982 (Editora Abril). Apesar de que, naquela época, podia acontecer de encontrarmos algo do Chico em revistas da turma da Mônica e vice-versa, pode ser que, na verdade, o site tenha se referido a uma outra produção que tenha levado o mesmo título. Não dá para saber ao certo. Mas vou deixar o link, caso alguém tenha curiosidade de ver a capa. (clique aqui)


RONC! - Chico Bento ronca alto na sala de aula e ganha um castigo da professora. Em casa, ele estuda muito, por incentivo de seu pai, e acaba passando a noite em claro. Resultado: lá vai o Chico, cheio de sono, sendo carregado por uma coleguinha até a escola. Fico me perguntando porque não usaram a Rosinha ou qualquer outro personagem conhecido neste último quadrinho. 

A exemplo da anterior, não é chata, mas também não é aquela diversão toda.

O Guia dos Quadrinhos novamente me mostrou uma revista que acredito não ter relação nenhuma com esta HQ. Magali n° 23, de novembro de 2008, publicada pela Panini Comics, até tem sim uma historinha intitulada "Chico Bento e o Ronc!". Entretanto, neste almanaque temático está "Chico Bento em: RONC!" e por isso acredito que não deve se tratar da mesma. Caso queriam ver a capa assim mesmo, clique aqui


Observação: Seria muito bom se a MSP resolvesse investir mais em um banco de dados para suas produções. Por enquanto, o que vemos são colaborações esporadicamente expostas por leitores no Guia dos Quadrinhos e o site do Paulo Back. Apesar de já facilitarem bastante, ainda vejo que é preciso algo ainda melhor voltado especificamente para as pesquisas. 

Daqui a alguns dias eu volto com mais um apanhado de HQs deste almanaque. Ainda tem muita historinha para comentar.

Um abraço.

Fabiano Caldeira.




2 comentários:

  1. Muito boas as histórias, principalmente as 3 primeiras citadas. Sobre as histórias "A força da mente" e "Ronc" não sei sei quais edições foram, mas não são da Ed. Abril nem da Panini. Nesse Temático lembro só tem histórias da Globo. A MSP podia sim ter um banco de dados online, tipo Inducks, Mas pelo visto não é do interesse deles senão já tinham feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe, poderão vir a ter um dia. Por enquanto, infelizmente, é difícil pesquisar com exatidão.

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!