sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ALMANAQUE TEMÁTICO - CHICO BENTO - ESCOLA


O ALMANAQUE TEMÁTICO DO CHICO BENTO - ESCOLA tem o n° 25 na capa, preço de R$ 6,50 (seis reais e cinquenta centavos) e foi publicado em Janeiro de 2013 pela Panini Comics.

Quer dizer que existiram outros 24 almanaques temáticos com o Chico Bento? Não. Quer dizer que o título ALMANAQUE TEMÁTICO chegou a este número atual e, nesta edição, focou no Chico Bento e suas peripécias envolvendo a escola.


A capa mostra Chico roubando a atenção na sala de aula através de um gibi dele mesmo. A professora não gosta. Esse tipo de coisa já aconteceu comigo nos meus primeiros anos de escola. Acredito que alguém mais já deve ter feito isso também.

No meu tempo, havia um certo preconceito dos professores em relação aos gibis. Ele não gostavam de incorporar atividades relacionadas a eles. O gibi não era considerado literatura, muito pelo contrário: era como uma prostituta em relação ao livros. Algo deve ter mudado de lá pra cá.

A página seguinte mostra a publicidade do "Ouro da Casa": um apanhado de HQs diferenciadas da turma toda, desenvolvidas com os artistas do próprio estúdio. E uma página de apresentação que fala um pouco desta edição.


ALUNO-PROBLEMA abre a seleção. Vemos alunos querendo agradar a professora. Antigamente usava-se levar uma maçã como demonstração de carinho e consideração. Chico apareceu com uma sacola cheia de "hortifruti". rsrsrs... Dona Marocas não gosta nada, pois todo aquele varejão improvisado acaba atrapalhando a aula. Mas o pior estava mesmo por vir, pois um outro aluno, o Fulvinho, rouba toda a evolução da trama com seu mau comportamento.



Trata-se de uma realidade muito bem exposta, aquela onde os alunos simplesmente só querem avacalhar a aula. Todo mundo ri. E não há muito o que fazer a respeito, pois é uma ação boba atrás da outra. Quanto mais a professora se mostra incomodada, mais eles aprontam. Não sei como é nos dias de hoje, mas retrataram bem o comportamento que vi até minha conclusão do ensino médio, antes chamado de colegial. Éramos assim mesmo. 

Uma curiosidade é que não há alunos conhecidos. Exceto o Zé da Roça, já um tanto 'apagado', os demais são desconhecidos. 

Publicada originalmente em Chico Bento n° 188, pela Editora Globo, em março de 1994. (capa)


LER PARA QUÊ? é uma daquelas historinhas de miolo, bem curtas, que mostra o Chico questionando sobre a importância de aprender a ler sendo que, para ele, não ia servir de nada para capinar, plantar, assim como os demais serviços da roça. Ele resolve ir nadar e, ao tirar a roupa, vê uma placa escrito que o rio estava cheio de piranhas. Caindo em si, ele volta à escola já convencido da importância de saber ler. 

O Guia dos Quadrinhos faz uma menção a essa HQ como integrante da revista Parque da Mônica n° 54, de junho de 1997 (Editora Globo). Acredito que deva ser ela mesma, apesar de poder haver outras com o mesmo nome por aí. (capa)


SEM DESCULPA é a terceira - Chico Bento não quer nem saber de ir à escola. Ao longo do caminho, vai se metendo em situações à espera de que elas lhe tomem tempo suficiente para que não chegue à aula. Mas o caipirinha não consegue. 

Só achei uma menção a ela no Guia dos Quadrinhos, que a mostra como parte da Coleção Um Tema Só n° 24 - Escola, de agosto de 1999 (Editora Globo). (capa)


O SORTUDO - Chico vai com Rosinha ao bingo da Igreja. Ele sai insatisfeito e comenta não ter sorte para ganhar as coisas. No caminho, ele vê seu pai conferindo o resultado da loteria e comenta que sua falta de sorte é "de famía". Na escola, a Dona Marocas resolve fazer um sorteio e finalmente o Chico é agraciado. Ele fica 'felizão' e ansioso até saber que foi sorteado para a prova de chamada oral.

Mais uma HQ curtinha de miolo que diverte bem.

Só achei menção dela no Guia dos Quadrinhos, no Almanaque do Chico Bento n° 54, de dezembro de 1999 (Editora Globo). (capa)


Por hoje é só! Não sei se falarei sobre todas as histórias. Vou colocando as que eu li. Eu leio aleatoriamente, então, pode ser que eu não tenha conhecimento de como são todas as HQs. Mas podem estar certos de que ainda tenho muita coisa para mostrar desta edição. 

Desculpem não colocar todas capas aqui. É que algumas estão em baixa resolução e também o link faz com que conheçam os sites que me ajudaram a elaborar esta postagem.


Abraços a todos.

Fabiano Caldeira.



2 comentários:

  1. Esse Temático foi muito bom, escolheram história muito bacanas quando dava gosto de ver histórias do Chico na escola. Abraços

    ResponderExcluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!