terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

[HQ] O Carnaval do Cascão


Neste último dia de Carnaval, compartilho esta clássica HQ onde Mônica e Cebolinha se comprometem a fazer com que Cascão comemorem essa respectiva festividade junto com eles. no início, eles não dizem bem como fariam para precaver o Cascão de levar alguns jatos de água no meio da folia, mas, diante da certeza que deram, o coitado vai se arrumar, todo feliz. 
Ela foi publicada originalmente na revista da Mônica n°22, em Fevereiro de 1972. Eu a tenho através da republicação no antigo Almanaque do Cascão n° 3, cuja página de expediente diz em letras minúsculas que esta é uma edição especial da revista do Cebolinha n° 90, de Julho de 1980. 


Curiosidades


Nota-se que os almanaques eram tidos como edições especiais remetidos ao número de algum título em banca, como se fosse um material a mais que nos era fornecido - bem diferente do que acontece hoje em dia, quando os almanaques passaram a ser bimestrais e, com isso, bem mais comuns.

Este almanaque tem o preço da época, na capa, de Cr$ 37 (trinta e sete cruzeiros). Daí vemos a diferença na economia:

 - em 1980, revistas em quadrinhos que antes custavam cerca de trinta e sete cruzeiros, contendo cem páginas e capa em papel mais grosso e envernizado.

 - em 1985, revistas como a do Cebolinha n° 151, por exemplo (vide postagens anteriores), com capa em couchê comum e 68 páginas, já custava dois mil e quinhentos cruzeiros; uma diferença galopante em apenas cinco anos, o que resumia bem a quantas andava o poder econômico brasileiro nessa época.

Bidu fez uma pontinha na terceira página. rsrs... 

A seção de passatempos foi dividida, ficando uma página antes e outra depois da HQ. 

Mesmo com um padrão de produção "diferenciado" porque normalmente o próprio Mauricio era quem desenhava as HQs (não havia muitos meios de agilizar sem que afetasse os detalhes de acabamento nos quadrinhos), percebe-se o intuito - que dificilmente se vê atualmente - de mostrar um cenário urbano onde rua, calçada e gramado foram colocados em alguns momentos. Claro que esse fato não acontecia muito. Foi algo pontual, talvez, porque ele decidiu que valorizaria o enredo em si.

Propaganda da Lojinha da Mônica, na Rua Augusta, em São Paulo - Capital. Hoje em dia a lojinha voltou, só que virtual, no site oficial da MSP. 

Que todos tenham um dia feliz.


Fabiano Caldeira.


-------- >>> Banco de Imagens <<< ---------















2 comentários:

  1. Muito legal essa hq. Já conhecia, é bem divertida. Eu gostava dos traços assim, deixavam as hqs bem engraçadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que eles eram mais feiosos, porém, as HQs eram bem melhores com eles bem mais expressivos. Eu gostava muito de ver esse diferencial de estilo. Não me importaria se voltasse hoje em dia.

      Excluir

Peço educação e gentileza na troca de ideias. Obrigado!